Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

MP do Contribuinte Legal é aprovada pelo Senado

Publicado por Gabrielli Junkes
há 4 anos

A MP 899/19, que trata sobre negociação de dívidas tributárias com a União, foi aprovada pelo Senado Federal e segue para sanção do presidente.

Referida medida também extinguiu o voto de desempate do presidente das turmas ou câmaras no CARF, cargo que sempre era ocupado por representante da Fazenda. Agora, em caso de empate no julgamento de processo administrativo no órgão, a decisão será favorável ao contribuinte.

Quanto às transações tributárias, poderão haver descontos de 50% a 70% sobre multa, juros e encargos referentes a dívidas com a União. Ainda, poderão ser concedidos parcelamentos com prazo de 120 a 145 meses - o qual é reduzido para 60 meses no caso de contribuição previdenciária.

Além dos descontos e prazos, a transação poderá envolver outros benefícios, como formas de pagamento especiais (inclusive moratória ou adiamento) e substituição de garantias.

A adesão à transação dependerá de compromissos assumidos pelo devedor, tais como respeito à livre concorrência, desistência de recursos e ações envolvendo o crédito transacionado, dentre outros.

Ainda, o texto prevê que a concessão de benefícios fiscais dependerá de comprovação da necessidade e avaliação da capacidade contributiva do beneficiado.

  • Sobre o autorAdvogada Empresarial
  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-do-contribuinte-legal-e-aprovada-pelo-senado/824590000

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)